O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
A indústria dos jogos digitais é relativamente recente se comparada com a indústria fonográfica ou do cinema, por exemplo.
Desde a década de 1970, a indústria mudou muito, e um dos aprendizados históricos é que jogos digitais são complexos de produzir, e que uma indústria que trabalha com sinergia funciona muito melhor do que uma desarticulada.
Uma das ferramentas para articular os desenvolvedores de jogos em objetivos comuns foram as associações de desenvolvedores de jogos.
Você verá sobre as associações de desenvolvedores de jogos digitais, compreendendo a sua história e o seu funcionamento, explorando as formas com que elas podem ser úteis para você e para a indústria como um todo.
A palavra-chave do conceito de narrativa em jogos é interação. Sempre que se assiste a um filme, se lê um livro, se vai ao teatro ou, simplesmente, se conta uma história, há passividade.
A recepção da narrativa é unilateral, a mídia conta o que se está ouvindo, e o indivíduo é o destinatário de uma mensagem. No entanto, a interação dos jogos permite ao usuário estar no centro do palco.
Compreender os aspectos de coerência narrativa permite que os desenvolvedores transmitam uma mensagem. Por meio da narrativa, jogadores exploram a história e interagem com ela na ordem e na sequência que preferirem.
Você vai compreender o trabalho do mitologista Joseph Campbell, que estudou o padrão de narrativa dos mitos ao longo da história da humanidade.
Também vai conhecer as principais ferramentas para representá-la e entender em qual contexto ela pode ser utilizada nos jogos digitais.
Formulários web são utilizados para realizar a interação entre páginas HTML e um servidor de aplicação web. Essa interação ocorre pelo atendimento de uma requisição do usuário que é processada e devolvida pelo servidor, gerando uma resposta esperada.
Existem diversos recursos que podem ser usados para criar formulários web com HTML5: campos para edição de conteúdo, listas para exibição de itens, botões que executam ações, entre outros.
Você vai estudar o que são formulários e como criá-los em uma página web, bem como aplicar validações em formulários com HTML5.
A partir da década de 1990, a web se tornou a principal fonte de distribuição de informações do planeta; logo, diversos tipos de serviços começaram a ser projetados com dois princípios básicos via web: exposição e consumo.
Dessa forma, através dos projetos de serviços web, padrões de arquitetura orientada a esse tipo de serviço começaram a ser idealizados para melhorar o funcionamento desses serviços e a sua interoperabilidade.
Você verá como foi definido o funcionamento dos serviços expostos e consumidos através da web e como foram descritos os principais padrões de arquitetura orientada a esse serviço, que são responsáveis por expor e consumir via web.
Por fim, você verá exemplos de sua utilização através da arquitetura orientada a serviço (SOA).
A comunicação escrita e a comunicação visual sempre foram e serão uma ferramenta indispensável para qualquer área de atuação profissional, sobretudo no jornalismo, na publicidade, no cinema e nas demais áreas do segmento.
Atualmente, os recursos audiovisuais têm tido papel fundamental como reforço de uso complementar no rádio, no jornal e na web.
Ao contrário do que se imagina, que a Internet reinará sozinha como fator de busca e acesso de informações e dados, a cada dia que passa é mais notório o movimento de convergência das mídias.
Caracterizar essas narrativas será fundamental para o seu entendimento.
Você vai aprender a identificar o papel do audiovisual nas informações radiofônicas, impressas e na web, além de compreender as narrativas transmidiáticas e o seu papel no contexto de convergência midiática.
Também vai ver como desenvolver um produto audiovisual para complementar um programa de rádio, uma coluna de jornal e uma página de web.
Sistemas desenvolvidos para a plataforma web utilizam a linguagem HTML para a exibição de conteúdo, tanto para páginas estáticas como dinâmicas.
Com HTML5 é possível criar páginas web com diversos recursos para a apresentação de dados por meio de novas marcações que permitem o uso de semântica e acessibilidade, facilitando a pesquisa por motores de busca automática e dispositivos próprios para deficientes visuais e auditivos.
Você vai estudar a estrutura de páginas web, a formatação de texto em documentos hipertexto e a apresentação de links, listas e tabelas em HTML5.
As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) ampliaram a área de atuação dos jornalistas, pois conferiram aos profissionais novas formas de apurar, escrever e divulgar uma notícia.
No entanto, agora novas ferramentas surgem todos os dias, gerando mais possibilidades.
O jornalismo não pode ficar parado no tempo: ele precisa acompanhar as tendências, aproveitando-as a seu favor.
Assim como incorporou as redes sociais em sua rotina, o jornalismo já vem absorvendo a gamificação da informação, que consiste em usar estratégias típicas de jogos em práticas cotidianas para gerar interesse do público.
Isso porque ela propõe uma narrativa que gera mais engajamento do receptor da mensagem, por meio de desafios e recompensas.
Você irá saber como relacionar o processo de gamificação da informação com o jornalismo, identificar as potencialidades dos games para reconfigurar as narrativas jornalísticas, por meio de exemplos práticos de experiências já realizadas em alguns veículos de comunicação.
Há muito tempo as pessoas se surpreendem com o poder motivacional dos jogos, que fazem com que jogadores dediquem grande energia a eles.
Essa percepção fez com que muitos buscassem exportar características dos jogos para outras atividades, de forma a canalizar essa energia e dedicação para outros objetivos. Assim surge o conceito de gamificação, levando elementos de jogabilidade para outros contextos.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai aprender sobre o conceito de gamificação ou ludificação, explorando alguns conceitos que podem ser aplicados na criação de um sistema gamificado.
Alguns casos concretos irão ilustrar a amplitude dos tipos de objetivos e recursos que podem constituir um sistema gamificado.
A animação brasileira é reconhecida internacionalmente com premiações nos festivais mais importantes do mundo, um exemplo disso é o longa de animação Menino e o mundo, o qual foi indicado ao Oscar em 2016, e abriu portas para a exportação da animação nacional que atinge mais de 80 países.
Você conhecerá a história da animação por meio da evolução da técnica, assim como os primeiros animadores.
Além disso, aprenderá o passo a passo do trabalho de uma animação tradicional (2D) e os avanços na animação digital (3D).
Estudará as principais funções na animação e seu fluxo de trabalho.
Conhecerá as formas de edição, o processo com base no animatic e a difícil arte da sincronia labial.
Por fim, aprenderá alguns dos doze princípios básicos da animação em movimento.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Nível: Especialista
Nível: Especialista
O tempo de duração do curso pode variar de acordo com o ritmo de estudo do aluno, mas sempre respeitando o tempo mínimo de 6 meses e o tempo máximo de 18 meses para a conclusão do curso.
A indústria dos jogos digitais é relativamente recente se comparada com a indústria fonográfica ou do cinema, por exemplo.
Desde a década de 1970, a indústria mudou muito, e um dos aprendizados históricos é que jogos digitais são complexos de produzir, e que uma indústria que trabalha com sinergia funciona muito melhor do que uma desarticulada.
Uma das ferramentas para articular os desenvolvedores de jogos em objetivos comuns foram as associações de desenvolvedores de jogos.
Você verá sobre as associações de desenvolvedores de jogos digitais, compreendendo a sua história e o seu funcionamento, explorando as formas com que elas podem ser úteis para você e para a indústria como um todo.
A palavra-chave do conceito de narrativa em jogos é interação. Sempre que se assiste a um filme, se lê um livro, se vai ao teatro ou, simplesmente, se conta uma história, há passividade.
A recepção da narrativa é unilateral, a mídia conta o que se está ouvindo, e o indivíduo é o destinatário de uma mensagem. No entanto, a interação dos jogos permite ao usuário estar no centro do palco.
Compreender os aspectos de coerência narrativa permite que os desenvolvedores transmitam uma mensagem. Por meio da narrativa, jogadores exploram a história e interagem com ela na ordem e na sequência que preferirem.
Você vai compreender o trabalho do mitologista Joseph Campbell, que estudou o padrão de narrativa dos mitos ao longo da história da humanidade.
Também vai conhecer as principais ferramentas para representá-la e entender em qual contexto ela pode ser utilizada nos jogos digitais.
Formulários web são utilizados para realizar a interação entre páginas HTML e um servidor de aplicação web. Essa interação ocorre pelo atendimento de uma requisição do usuário que é processada e devolvida pelo servidor, gerando uma resposta esperada.
Existem diversos recursos que podem ser usados para criar formulários web com HTML5: campos para edição de conteúdo, listas para exibição de itens, botões que executam ações, entre outros.
Você vai estudar o que são formulários e como criá-los em uma página web, bem como aplicar validações em formulários com HTML5.
A partir da década de 1990, a web se tornou a principal fonte de distribuição de informações do planeta; logo, diversos tipos de serviços começaram a ser projetados com dois princípios básicos via web: exposição e consumo.
Dessa forma, através dos projetos de serviços web, padrões de arquitetura orientada a esse tipo de serviço começaram a ser idealizados para melhorar o funcionamento desses serviços e a sua interoperabilidade.
Você verá como foi definido o funcionamento dos serviços expostos e consumidos através da web e como foram descritos os principais padrões de arquitetura orientada a esse serviço, que são responsáveis por expor e consumir via web.
Por fim, você verá exemplos de sua utilização através da arquitetura orientada a serviço (SOA).
A comunicação escrita e a comunicação visual sempre foram e serão uma ferramenta indispensável para qualquer área de atuação profissional, sobretudo no jornalismo, na publicidade, no cinema e nas demais áreas do segmento.
Atualmente, os recursos audiovisuais têm tido papel fundamental como reforço de uso complementar no rádio, no jornal e na web.
Ao contrário do que se imagina, que a Internet reinará sozinha como fator de busca e acesso de informações e dados, a cada dia que passa é mais notório o movimento de convergência das mídias.
Caracterizar essas narrativas será fundamental para o seu entendimento.
Você vai aprender a identificar o papel do audiovisual nas informações radiofônicas, impressas e na web, além de compreender as narrativas transmidiáticas e o seu papel no contexto de convergência midiática.
Também vai ver como desenvolver um produto audiovisual para complementar um programa de rádio, uma coluna de jornal e uma página de web.
Sistemas desenvolvidos para a plataforma web utilizam a linguagem HTML para a exibição de conteúdo, tanto para páginas estáticas como dinâmicas.
Com HTML5 é possível criar páginas web com diversos recursos para a apresentação de dados por meio de novas marcações que permitem o uso de semântica e acessibilidade, facilitando a pesquisa por motores de busca automática e dispositivos próprios para deficientes visuais e auditivos.
Você vai estudar a estrutura de páginas web, a formatação de texto em documentos hipertexto e a apresentação de links, listas e tabelas em HTML5.
As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) ampliaram a área de atuação dos jornalistas, pois conferiram aos profissionais novas formas de apurar, escrever e divulgar uma notícia.
No entanto, agora novas ferramentas surgem todos os dias, gerando mais possibilidades.
O jornalismo não pode ficar parado no tempo: ele precisa acompanhar as tendências, aproveitando-as a seu favor.
Assim como incorporou as redes sociais em sua rotina, o jornalismo já vem absorvendo a gamificação da informação, que consiste em usar estratégias típicas de jogos em práticas cotidianas para gerar interesse do público.
Isso porque ela propõe uma narrativa que gera mais engajamento do receptor da mensagem, por meio de desafios e recompensas.
Você irá saber como relacionar o processo de gamificação da informação com o jornalismo, identificar as potencialidades dos games para reconfigurar as narrativas jornalísticas, por meio de exemplos práticos de experiências já realizadas em alguns veículos de comunicação.
Há muito tempo as pessoas se surpreendem com o poder motivacional dos jogos, que fazem com que jogadores dediquem grande energia a eles.
Essa percepção fez com que muitos buscassem exportar características dos jogos para outras atividades, de forma a canalizar essa energia e dedicação para outros objetivos. Assim surge o conceito de gamificação, levando elementos de jogabilidade para outros contextos.
Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai aprender sobre o conceito de gamificação ou ludificação, explorando alguns conceitos que podem ser aplicados na criação de um sistema gamificado.
Alguns casos concretos irão ilustrar a amplitude dos tipos de objetivos e recursos que podem constituir um sistema gamificado.
A animação brasileira é reconhecida internacionalmente com premiações nos festivais mais importantes do mundo, um exemplo disso é o longa de animação Menino e o mundo, o qual foi indicado ao Oscar em 2016, e abriu portas para a exportação da animação nacional que atinge mais de 80 países.
Você conhecerá a história da animação por meio da evolução da técnica, assim como os primeiros animadores.
Além disso, aprenderá o passo a passo do trabalho de uma animação tradicional (2D) e os avanços na animação digital (3D).
Estudará as principais funções na animação e seu fluxo de trabalho.
Conhecerá as formas de edição, o processo com base no animatic e a difícil arte da sincronia labial.
Por fim, aprenderá alguns dos doze princípios básicos da animação em movimento.
Ao longo da evolução da sociedade, o homem sempre buscou melhorar suas condições de vida e inovar diante das tecnologias oferecidas.
De uma forma ou de outra, sempre houve quem pensasse em soluções não imaginadas ou em alternativas para os grandes desafios de cada época.
Ou seja, sempre existiram atitudes empreendedoras na vida em sociedade. O termo empreendedorismo, no entanto, não é assim tão antigo.
Desde as suas primeiras colocações na Europa, são feitas algumas correlações com os primeiros grandes feitos da humanidade como forma de demonstrar a atitude visionária e a atuação dinâmica de um empreendedor.
Você verá sobre o tema do empreendedorismo, identificando origens, destaques, evolução de conceitos e as características de um empreendedor.
Além disso, poderá refletir sobre suas próprias habilidades e atitudes diante desse importante tema.
As mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e políticas que as nações têm sofrido na contemporaneidade geram na sociedade grande instabilidade e dúvidas em relação a que caminho seguir.
Porém, é justamente em cenários de incertezas e de desafios que a temática do empreendedorismo emerge com maior vigor e vislumbra novas oportunidades.
No contexto brasileiro, observa-se que o empreendedorismo tem sido uma opção de investimento para muitas pessoas, por necessidade ou por escolha.
O Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, é uma das modalidades de abertura de negócios muito aplicada atualmente, pois permite que as pessoas prestem serviços a grandes empresas de forma independente.
Você apreenderá como se caracteriza o empreendedorismo e sua relevância atual, refletirá sobre o funcionamento de um projeto empreendedor na prática e compreenderá como funciona a mente do empreendedor em seu processo criativo.
Para facilitar ainda mais o seu ingresso na pós-graduação
Faça a sua matrícula e estude por 7 dias. Se nesse período você não gostar do curso, devolvemos o seu dinheiro centavo por centavo e sem ressentimentos.
Vídeos dinâmicos e de curta duração.
Estude e realize as atividades sem sair de casa.
Aprenda conhecimentos pontuais em um curto espaço de tempo.
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
“Gostaria de agradecer toda a família por fazer parte da minha conquista. Obrigada.”
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Porque o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais qualificados e capazes de suprir suas demandas em diferentes áreas. Nesse sentido, a pós-graduação é a porta de entrada para novas oportunidades na carreira de qualquer profissional.
Atualmente, diante de um mercado altamente concorrido, é preciso ir além da graduação e se tornou indispensável ser um profissional especialista, para quem quer estar um passo à frente dos seus concorrentes.
A pós-graduação é uma ferramenta valiosa porque serve para você se aperfeiçoar, de forma aprofundada, em áreas específicas de sua formação. Ao cursar uma pós-graduação, você desenvolve habilidades e competências importantes para sua atuação que são valorizadas pelo mercado.
Agregar valor ao seu currículo, conseguir cargos mais elevados, conquistar maiores salários, manter ou elevar seu nível de empregabilidade, redirecionar sua carreira e aumentar sua pontuação na prova de títulos em concursos públicos são apenas alguns dos benefícios de ser pós-graduado.
Segundo a resolução n° 1, de 6 de abril de 2018, do Ministério da Educação (MEC), para fazer uma pós-graduação, é necessário ser diplomado em um curso de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). Caso você tenha colado grau, ou seja, se formado, mas ainda não está com o seu diploma, é possível se matricular com a Declaração de Conclusão de Curso. Depois, essa declaração dever ser substituída pelo diploma de graduação.
Atualmente, aqui você encontra mais de 400 opções de cursos de pós-graduação 100% online em nove diferentes áreas do conhecimento. São elas: Direito, Educação, Empresarial, Engenharia, Gestão, Psicologia, Saúde, Sociedade e Tecnologia. Todos os cursos ofertados pelo UniDoctum são devidamente registrados e reconhecidos pelo MEC.
Porque aqui você pode se matricular a qualquer momento e estudar com a mesma qualidade do presencial. Nossos cursos são todos no formato 100% online e estão disponíveis para todo o Brasil. Nosso corpo docente é formado por professores especialistas, mestres e doutores experientes em suas áreas de formação.
Você estuda do seu jeito, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem atrapalhar sua rotina. Seja do conforto da sua casa, do seu ambiente de trabalho ou do transporte público, não importa! Basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.
Nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, também chamado de “AVA”, é prático, simples e intuitivo. O conteúdo dos cursos é composto por videoaulas, videodicas e apostilas em PDF. Todas as avaliações são feitas de forma online e na nossa biblioteca virtual, você encontra um acervo com diversos e-books à sua disposição.
Além disso, dependendo do seu ritmo de estudos, você pode concluir o seu curso a partir de 6 meses e se tornar o especialista que o mercado deseja com a nossa pós-graduação. E o melhor, com parcelas que cabem no seu bolso e formas de pagamento facilitadas.
Você pode concluir o seu curso entre 6 e 18 meses. O tempo de conclusão depende do seu ritmo de estudo. A partir de 6 meses, se você tiver concluído a sua pós-graduação e atingido a nota média em todas as disciplinas, já pode receber o seu certificado.
Caso não termine dentro do prazo de 18 meses, você tem a opção de estender o seu curso por mais 6 meses sem pagar nada a mais por isso.
Sim. O certificado tem o mesmo peso e reconhecimento que o de um curso presencial. Ele é emitido pelo nosso Centro Universitário, consolidado como uma das maiores instituições de ensino superior (IES) privadas do país, que possui mais de 80 anos de tradição, inovação e experiência no mercado. Desde 2018, somos credenciados pela Portaria nº 1.255, do Ministério da Educação (MEC), para a oferta e certificação de cursos de pós-graduação a distância.
Não! Você não precisa realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Isso porque com a publicação da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, o TCC deixou de ser obrigatório na pós-graduação lato sensu.
Você pode parcelar as pós-graduações e MBAs online do UniDoctum em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pagar à vista no boleto ou no PIX.
Como prezamos pela sua satisfação, você tem até 7 dias, contados a partir da data de pagamento, para conhecer e explorar o conteúdo do nosso curso. Se você não gostar do curso dentro do prazo de 7 dias, nós devolvemos o seu dinheiro. Caso você solicite o reembolso após esse período, não haverá o valor do seu investimento de volta.
Assim como nossa matriz, o Grupo Doctum, um centro educacional que tem um legado de mais de 80 anos de tradição, a nossa missão é transformar a vida das pessoas pela educação e escrever uma história de sucesso.
Rua Gustavo Leonardo, 1127-São Jacinto, Teófilo Otoni-39801-260 MG Brasil